Pular para o conteúdo principal

Anodização em Perfil de Alumínio

A anodização é um processo eletroquímico de tratamento de superfície que permite preservar todas as qualidades do alumínio, protegendo-o contra agressividade do meio ambiente, a partir da criação de uma película de óxido de alumínio sobre sua superfície.
    Os perfis são imersos em uma solução ácida, sob condições controladas, por onde passa uma corrente elétrica produzindo a película, extremamente dura, estável e resistente à corrosão.
     A anodização começa por uma série de etapas que antecedem o processo propriamente dito, cuja função é preparar a superfície do alumínio, criando condições para o efeito desejado, como:
     Processo mecânico - escovamento, jateamento, polimento mecânico, entre outros.
    Processo químico - polimento químico e/ou eletropolimento para acabamento brilhante, fosco acetinado.
      A estrutura da camada anódica é constituída por células hexagonais, cada uma delas com um poro central. No fundo dos poros se forma uma camada barreira, que separa o óxido em formação do alumínio.O tamanho das células é determinado pela voltagem de operação do banho, enquanto que a espessura da camada é determinada pela relação corrente x tempo. As características da camada anódica dependem do tamanho e do volume dos poros e estão diretamente ligadas à remoção do calor gerado no processo.
     Você sabia?
  • Que para eliminar riscos superficiais em um perfil anodizado se usa uma esponja do tipo ‘Scott brite', com um pouco de vaselina. Depois de passar levemente sobre o risco, a área deve ser limpa com um pano macio. Faça o teste!
  • Que a linha de anodização de última geração está preparada para proteção e conservação do meio ambiente, graças a modernos equipamentos e procedimentos informatizados. A nova tecnologia permite anodizar grandes quantidades de perfis, gerando menos resíduos sólidos, líquidos e gasosos. O processo consome apenas 20% da água utilizada em linhas de produção convencionais. Além disso, a água utilizada é devidamente tratada antes de ser devolvida ao meio ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janela com Persiana Integrada

Hoje é uma das melhores opções de esquadria para dormitórios, veja algumas vantagens: * Quase 100% do vão para transmissão de luz, quando recolhida; * Facilidade de funcionamento; * Possibilidade de tela mosquiteira; * Possibilidade de instalar motor na persiana para acionamento com controle remoto; * Estética muito agradável, com a persiana recolhida, fica aparente somente os vidros; * Permite ventilação mesmo com a persiana baixa; * Temos ainda opções para um melhor conforto térmico e acústico. É uma excelente opção, sem dúvida, mas sempre vale a pena lembrar, que precisa ser executada por profissionais de qualidade, que presam por usar materiais corretos (principalmente os acessórios, porque muitos não usam) e da maneira correta, seguindo o projeto da esquadria. Outro ponto importante a observar é o momento da instalação, que deve ser feita seguindo todo procedimento. Abaixo segue fotos de janelas ou portas com persianas integradas: 1- Vista Interna de duas janelas co

Janela Alumínio Maxim-ar

Maxim-ar, é uma tipologia onde a folha projeta para fora, no angulo de 90º., permitindo uma abertura de quase 100% do vão. É uma janela que permite muita ventilação, e facilita a limpeza do vidro pelo lado de fora. É um dos melhores modelos para se fazer uma janela com vedações acústica e térmica. Quando montada corretamente possui o melhor sistema de vedação de ar e água. Normalmente é usado nos banheiros, mas pode ser usado em qualquer ambiente por ser muito versátil. O ponto negativo, fica por conta que com a janela aberta, ocupa um espaço pelo lado de fora. Podendo bater objetos ou pessoas nas folhas, dependendo da altura da janela. Janela Maxim-ar com 2 folhas - Vista Externa  Janela Maxim-ar 1 Folha - Vista Interna Janela Maxim-ar 2 Folhas - Vista Interna  Janela Maxim-ar 3 Folhas em angulo - c/ peitoril fixo - Vista Interna   Tipologia Maxim-ar 1 Folha c/ Peitoril Fixo. Maxim-ar 1 Folha - Vista Externa Maxim-ar 2 Fls. c/ Peitoril Fixo - Vista Externa Maxim-ar 2

Guarda-Corpos

Guarda-Corpo, proteção para sacadas ou mezaninos, grades para escadas, etc.... Podem ser feito em alumínio, vidros, ferro, inox, madeira. Podendo ainda unir um ou mais materiais, e ainda utilizar cabos de aço para preencher espaços. O alumínio e vidro hoje estão sendo muito utilizados, acho que devido ao custo-beneficio, e também com o uso de conectores que unem os perfis ou vidros, facilitou muito a montagem, e ficou mais barato também. Quem procura preço o mais barato ainda é o ferro, mas sua durabilidade, e seu acabamento são inferiores aos outros materiais. Uma opção seria fazer uma pintura eletrostática para melhorar a qualidade e aumentar a proteção sobre o ferro. Madeira esta sendo pouco utilizado. Madeira de boa qualidade custa caro, e precisa de manutenção constante. Inox ainda é o mais caro, mas também o melhor, na minha opinião. Alumínio tubular com conexões Alumínio tubular  Alumínio c/ Vidro verde jateado  Alumínio c/ Vidro verde jateado  Alumínio c/