Pular para o conteúdo principal

Pintura Eletrostática em Perfil de Alumínio

A pintura eletrostática a pó poliéster utiliza uma tinta composta de resina e de pigmentos, com excelente resistência aos raios solares. O processo é o mais conhecido e largamente utilizado na decoração e proteção do alumínio. A aplicação de tinta eletrostática liquida ou em pó é feita automaticamente, através de pistolas, em cabines especialmente projetadas para esse fim. Tanto a pintura líquida, quanto a pintura a pó requerem tipos de tinta com características específicas para cada finalidade de utilização, com uma gama variada de cores.
A espessura da camada de tinta pode variar de 40 a 120 micra. Nos caixilhos, a pintura tem, em média, 60 micra de espessura, criando excelente resistência à corrosão atmosférica.
É importante observar que em zonas mistas ou marítima, com umidade relativa acima de 95%, pode ocorrer a chamada ‘corrosão filiforme'. Esta normalmente se inicia em locais desprotegidos da esquadria, principalmente em pontos de cortes ou usinagens. Para evitar o problema, se recomenda usar silicone neutro para proteção nos fechamentos das esquadrias - ângulos 90°e 45°.
Nas indústrias especializadas em pintura eletrostática a pó, o alumínio é preparado convenientemente para agregar as propriedades físico-químicas fundamentais de resistência à corrosão e resistência ao intemperismo.
A superfície do alumínio é convertida em uma aderente e amorfa camada de misturas de óxidos metálicos, proporcionando resistência à corrosão, aderência e ancoragem da tinta e durabilidade da superfície do alumínio, quando pintadas. O processo de conversão pode ser realizado por imersão, spray ou manual em temperatura ambiente.
Você sabia?
  • Que os pequenos arranhões em peças de alumínio podem ser eliminados com cera automotiva. Se os arranhões forem maiores, utilizar massa de polir nº 01 ou nº 02.
  • Respingos de tinta látex sobre o caixilho pintado, poderão ser removidos com uma flanela embebida em álcool. Jamais use solvente como thiner ou acetona.
A cura ou secagem (polimerização) das tintas utilizadas na pintura eletrostática é obtida pelo efeito do calor em estufas ou fornos construídos especialmente para essa finalidade. Esse método de polimerização é utilizado tanto para as tintas líquidas, como para as tintas a pó, e requer uma temperatura efetiva da superfície metálica entre 120° e 200°C, durante um ciclo aproximado de 20 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janela com Persiana Integrada

Hoje é uma das melhores opções de esquadria para dormitórios, veja algumas vantagens: * Quase 100% do vão para transmissão de luz, quando recolhida; * Facilidade de funcionamento; * Possibilidade de tela mosquiteira; * Possibilidade de instalar motor na persiana para acionamento com controle remoto; * Estética muito agradável, com a persiana recolhida, fica aparente somente os vidros; * Permite ventilação mesmo com a persiana baixa; * Temos ainda opções para um melhor conforto térmico e acústico. É uma excelente opção, sem dúvida, mas sempre vale a pena lembrar, que precisa ser executada por profissionais de qualidade, que presam por usar materiais corretos (principalmente os acessórios, porque muitos não usam) e da maneira correta, seguindo o projeto da esquadria. Outro ponto importante a observar é o momento da instalação, que deve ser feita seguindo todo procedimento. Abaixo segue fotos de janelas ou portas com persianas integradas: 1- Vista Interna de duas janelas co

Janela Alumínio Maxim-ar

Maxim-ar, é uma tipologia onde a folha projeta para fora, no angulo de 90º., permitindo uma abertura de quase 100% do vão. É uma janela que permite muita ventilação, e facilita a limpeza do vidro pelo lado de fora. É um dos melhores modelos para se fazer uma janela com vedações acústica e térmica. Quando montada corretamente possui o melhor sistema de vedação de ar e água. Normalmente é usado nos banheiros, mas pode ser usado em qualquer ambiente por ser muito versátil. O ponto negativo, fica por conta que com a janela aberta, ocupa um espaço pelo lado de fora. Podendo bater objetos ou pessoas nas folhas, dependendo da altura da janela. Janela Maxim-ar com 2 folhas - Vista Externa  Janela Maxim-ar 1 Folha - Vista Interna Janela Maxim-ar 2 Folhas - Vista Interna  Janela Maxim-ar 3 Folhas em angulo - c/ peitoril fixo - Vista Interna   Tipologia Maxim-ar 1 Folha c/ Peitoril Fixo. Maxim-ar 1 Folha - Vista Externa Maxim-ar 2 Fls. c/ Peitoril Fixo - Vista Externa Maxim-ar 2

Guarda-Corpos

Guarda-Corpo, proteção para sacadas ou mezaninos, grades para escadas, etc.... Podem ser feito em alumínio, vidros, ferro, inox, madeira. Podendo ainda unir um ou mais materiais, e ainda utilizar cabos de aço para preencher espaços. O alumínio e vidro hoje estão sendo muito utilizados, acho que devido ao custo-beneficio, e também com o uso de conectores que unem os perfis ou vidros, facilitou muito a montagem, e ficou mais barato também. Quem procura preço o mais barato ainda é o ferro, mas sua durabilidade, e seu acabamento são inferiores aos outros materiais. Uma opção seria fazer uma pintura eletrostática para melhorar a qualidade e aumentar a proteção sobre o ferro. Madeira esta sendo pouco utilizado. Madeira de boa qualidade custa caro, e precisa de manutenção constante. Inox ainda é o mais caro, mas também o melhor, na minha opinião. Alumínio tubular com conexões Alumínio tubular  Alumínio c/ Vidro verde jateado  Alumínio c/ Vidro verde jateado  Alumínio c/