A anodização é um processo eletroquímico de tratamento de superfície que permite preservar todas as qualidades do alumínio, protegendo-o contra agressividade do meio ambiente, a partir da criação de uma película de óxido de alumínio sobre sua superfície.
Os perfis são imersos em uma solução ácida, sob condições controladas, por onde passa uma corrente elétrica produzindo a película, extremamente dura, estável e resistente à corrosão.
A anodização começa por uma série de etapas que antecedem o processo propriamente dito, cuja função é preparar a superfície do alumínio, criando condições para o efeito desejado, como:
Processo mecânico - escovamento, jateamento, polimento mecânico, entre outros.
Processo químico - polimento químico e/ou eletropolimento para acabamento brilhante, fosco acetinado.
A estrutura da camada anódica é constituída por células hexagonais, cada uma delas com um poro central. No fundo dos poros se forma uma camada barreira, que separa o óxido em formação do alumínio.O tamanho das células é determinado pela voltagem de operação do banho, enquanto que a espessura da camada é determinada pela relação corrente x tempo. As características da camada anódica dependem do tamanho e do volume dos poros e estão diretamente ligadas à remoção do calor gerado no processo.
Você sabia?
- Que para eliminar riscos superficiais em um perfil anodizado se usa uma esponja do tipo ‘Scott brite', com um pouco de vaselina. Depois de passar levemente sobre o risco, a área deve ser limpa com um pano macio. Faça o teste!
- Que a linha de anodização de última geração está preparada para proteção e conservação do meio ambiente, graças a modernos equipamentos e procedimentos informatizados. A nova tecnologia permite anodizar grandes quantidades de perfis, gerando menos resíduos sólidos, líquidos e gasosos. O processo consome apenas 20% da água utilizada em linhas de produção convencionais. Além disso, a água utilizada é devidamente tratada antes de ser devolvida ao meio ambiente.
Comentários
Postar um comentário