A pintura eletrostática a pó poliéster utiliza uma tinta composta de resina e de pigmentos, com excelente resistência aos raios solares. O processo é o mais conhecido e largamente utilizado na decoração e proteção do alumínio. A aplicação de tinta eletrostática liquida ou em pó é feita automaticamente, através de pistolas, em cabines especialmente projetadas para esse fim. Tanto a pintura líquida, quanto a pintura a pó requerem tipos de tinta com características específicas para cada finalidade de utilização, com uma gama variada de cores.
A espessura da camada de tinta pode variar de 40 a 120 micra. Nos caixilhos, a pintura tem, em média, 60 micra de espessura, criando excelente resistência à corrosão atmosférica.
É importante observar que em zonas mistas ou marítima, com umidade relativa acima de 95%, pode ocorrer a chamada ‘corrosão filiforme'. Esta normalmente se inicia em locais desprotegidos da esquadria, principalmente em pontos de cortes ou usinagens. Para evitar o problema, se recomenda usar silicone neutro para proteção nos fechamentos das esquadrias - ângulos 90°e 45°.
Nas indústrias especializadas em pintura eletrostática a pó, o alumínio é preparado convenientemente para agregar as propriedades físico-químicas fundamentais de resistência à corrosão e resistência ao intemperismo.
A superfície do alumínio é convertida em uma aderente e amorfa camada de misturas de óxidos metálicos, proporcionando resistência à corrosão, aderência e ancoragem da tinta e durabilidade da superfície do alumínio, quando pintadas. O processo de conversão pode ser realizado por imersão, spray ou manual em temperatura ambiente.
Você sabia?
- Que os pequenos arranhões em peças de alumínio podem ser eliminados com cera automotiva. Se os arranhões forem maiores, utilizar massa de polir nº 01 ou nº 02.
- Respingos de tinta látex sobre o caixilho pintado, poderão ser removidos com uma flanela embebida em álcool. Jamais use solvente como thiner ou acetona.
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